Outubro Rosa Pet

O câncer de mama, doença alvo da campanha Outubro Rosa, não é exclusividade dos humanos, mas também atinge os pets.

Outubro Rosa Pet  

 

O que são os tumores de mama?

O tumor de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da glândula mamária formando um tumor, também chamada de neoplasia. Os tumores de mama podem ser benignos ou malignos, podendo ser chamados de câncer quando são malignos.

 

Como prevenir?

Ao contrário do que muita gente pensa, deixar o animal cruzar ou ter uma ou mais gestações não previne contra o câncer de mama. A melhor forma de prevenção é através da castração precoce. Não é indicada a utilização de anticoncepcionais, pois aumentam o risco de desenvolvimento de lesões mamárias.

 

Sinais clínicos

As lesões podem ser únicas ou múltiplas, de tamanhos variando de milímetros a vários centímetros e podem acometer uma ou mais glândulas de ambas as cadeias mamárias.

 

Como examinar?

O proprietário deve posicionar o animal de barriga para cima de modo que seja possível examinar todas as mamas, verificando a presença de nódulos ou qualquer aumento de volume. O exame das mamas deve ser realizado periodicamente através da palpação de todas as mamas.

 

Como tratar?

O principal tratamento é através da remoção cirúrgica. Os tumores devem ser enviados para uma análise microscópica feita por um patologista veterinário. Nunca deixe de realizar essa análise, pois a avaliação do resultado pelo médico veterinário irá determinar se existe a necessidade de complementação com outros tipos de tratamentos, como a quimioterapia. Procure um médico veterinário imediatamente após perceber qualquer anormalidade nas mamas de sua gata.

 

Não espere o tumor crescer. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura!

 

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária

Progato nas redes

YOUTUBE @progato

Youtube
Veja mais vídeos no nosso canal